Bem pessoal, É sempre bom revisar Sorriso O texto a seguir serve como uma pequena revisão para os alunos do sexto e sétimo anos do fundamental. Breve postaremos textos e/ou exercícios de revisão para os outros anos.

Na língua portuguesa as palavras são divididas e classificadas de acordo com a função que exercem na oração. A classificação é a seguinte:
Substantivo: É a classe de palavra que se caracteriza por dar nomes a objetos, seres, sentimentos e etc. Ex: Boi, cadeira, amor.
Adjetivos: É a classe de palavra que tem a função de qualificar, distinguir um substantivo. Ex: bonito, inteligente, cheiroso.
Artigo: Precede o substantivo para determiná-lo, mantendo com ele relação de concordância. Assim, qualquer expressão ou frase fica substantivada se for determinada por artigo (O 'conhece-te a ti mesmo' é conselho sábio). Em certos casos, serve para assinalar gênero e número (o/a colega, o/os ônibus).
Pronome: É palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui ou acompanha um substantivo, indicando-o como pessoa do discurso. Ex; Eu, tu, nosso, aquele.
Verbo: É a palavra variável que exprime um acontecimento representado no tempo, seja ação, estado ou fenômeno da natureza. Os verbos apresentam três conjugações. Ex: Cantar, Vender, Partir.
Numeral: Numeral é a palavra que indica quantidade, número de ordem, múltiplo ou fração. Classifica-se como cardinal (um, dois, três), ordinal (primeiro, segundo, terceiro), multiplicativo (dobro, duplo, triplo), fracionário (meio, metade, terço). Além desses, ainda há os numerais coletivos (dúzia, par).
Advérbio: É a palavra que modifica o sentido do verbo (maioria), do adjetivo e do próprio advérbio (intensidade para essas duas classes). Denota em si mesma uma circunstância que determina sua classificação:
  • lugar: longe, junto, acima, ali, lá, atrás, alhures;
  • tempo: breve, cedo, já, agora, outrora, imediatamente, ainda;
  • modo: bem, mal, melhor, pior, devagar, a maioria dos adv. com sufixo -mente;
  • negação: não, qual nada, tampouco, absolutamente;
  • dúvida: quiçá, talvez, provavelmente, porventura, possivelmente;
  • intensidade: muito, pouco, bastante, mais, meio, quão, demais, tão;
  • afirmação: sim, certamente, deveras, com efeito, realmente, efetivamente.
Preposição: É a palavra invariável que liga dois termos entre si, estabelecendo relação de subordinação entre o termo regente e o regido. Ex: de, a, sob.
Interjeição: São palavras que expressam estados emocionais, variando de acordo com o contexto emocional. Ex: ufa, arre, puxa.
Conjunção: Muito parecida com a preposição, mudando apenas que ela é a palavra que liga orações. Ex: com, para, e.

Escrito pelo Professor Fabiano Machado .