SEJAM BEM VINDOS:

"Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro"
O Trágico Dilema - Mário quintana - Fonte: blog.uol.com.br/autor/mario_quintana

SEJAM BEM VINDOS: Desejamos que vocês nunca se encaixem na citação acima, que sejam leitores e escritores competentes, capazes de compreender e se fazer compreendidos na sociedade em que vivemos. Boas leituras, e que a viagem através das nuances da língua portuguesa se inicie agora. Profs Port.Lit.redação -2010.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Professora explica características da crônica, um gênero híbrido

Cronista vê o cotidiano com um olhar filosófico, lírico ou humorístico.
Rubem Braga e Fernando Sabino são exemplos de cronistas brasileiros.

Do G1 PE

Assista ao vídeo da notícia
 A crônica é um gênero híbrido, ou seja, tem características do texto informativo e do texto literário. Na aula do Projeto Educação desta sexta-feira (6), a professora Flávia Suassuna destacou as particularidades técnicas da crônica e disse que o cronista enxerga além da notícia: ele vê a beleza ou o humor que há no fato.
O cronista pernambucano Samarone Lima é uma dessas pessoas que veem situações corriqueiras com outro olhar. Entre as funções que exerce como jornalista, ele sempre encontra sempre tempo para enxergar o dia a dia recifense com uma visão diferenciada.
“Os diálogos que a gente escuta nas ruas, nos ônibus... Então esse cotidiano é trabalhado de forma poética, porque já tem muita informação dos jornais sobre os problemas da cidade”, diz.
Segundo a professora Flávia Suassuna, escrever uma crônica é colocar seu olhar particular sobre uma narrativa. "A partir dessa narração, surgem as considerações do escritor, que podem ser filosóficas, literárias”, explica.
As crônicas podem ser publicadas em revistas e jornais e falam, geralmente, do cotidiano urbano. No Brasil, um tipo muito comum é a crônica esportiva. Rubem Braga, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes são alguns exemplos de cronistas brasileiros.

  Link da Fonte: http://glo.bo/nwvpkP

Nenhum comentário:

Postar um comentário